Publicidade

Um guisado luxemburguês delicioso – Judd mat gaardebounen

Por se encontrar no coração da Europa, a gastronomia deste pequeno país sofre  a influência de vários países vizinhos, tais como Alemanha, Bélgica, França, entre outros. Sua gastronomia é muito baseada em carne de porco e batatas. O Judd mat gaardebounen é um dos pratos nacionais mais famosos da cozinha luxemburguesa. É um guisado tradicional baseado em pescoço defumado de carne de porco, feijão, cebola, bacon, manteiga, farinha, salsa e uma mistura de diferentes vegetais a gosto, tudo cozido em abundância de água, por várias horas. Este prato é típico para prepará-lo no início do verão, quando os feijões são mais macios e frescos. Aproveitem.

INGREDIENTES (para 4 pessoas)

• 1 kg de pescoço de porco fumado
• 1 alho poró
• 4 cenouras
• 1 cebola
• 1 ramo de aipo
• 1 kg de favas
• 20 ml de vinho branco
• 50 g de manteiga
• 2 colheres de sopa de farinha de milho
• Sal e pimenta
• 1 folha de louro e cravo-da-índia

Se utilizar favas inteiras, use cerca de 2 kg. Abrir as vagens e retirar as favas, guardando-as para a receita. Com as vagens, poderá fazer um caldo delicioso: cozê-las em dois litros de água e um pouco de vinagre durante pelo menos duas horas. Filtrar o líquido e armazenar.

MODO DE PREPARO

Deixar a carne de molho em água fria durante a noite, para retirar o excesso de sal. No dia seguinte, trocar a água e levar ao a ferver. Quando a água ferver, reduzir o fogo, retirar a espuma e adicionar os legumes (aipo, cenouras, cebolas, alho-francês), limpos e cortados. Juntar o louro, o cravo-da-índia e a pimenta. Adicionar um pouco de vinho branco, tapar e deixar ferver em fogo brando durante pelo menos três horas.

Após três horas, aquecer a manteiga numa caçarola grande, adicionar a farinha de milho e misturar constantemente com uma colher de pau. Antes da farinha começar a queimar, incorporar gradualmente o molho da carne, continuando a mexer com uma colher de pau. Branquear as favas, escorrê-las e adicionar o molho com a carne. Tapar e deixar cozinhar em fogo brando durante trinta minutos.

Retirar a carne, cortar às fatias e servir separadamente. Servir as favas numa terrina, polvilhadas com salsa picada e acompanhadas das batatas cozidas.

E agora, VIAJE pelo sabor deste prato delicioso!!

Nos encontramos na próxima semana!!

Chef Arnaldo Lafuente Jr
Formado em Gastronomia pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS;
Pós-Graduado em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS;
Atua na área de alimentos e bebidas desde 1994;
Sócio e consultor multi-disciplinar da empresa Bem Estar Consultoria Gastronômica desde 2005;
Sócio e chef de cozinha da Cervejaria do Neco – Boteco Gourmet;
Autor do livro BARES E RESTAURANTES, DESVENDANDO SEUS SEGREDOS;

Foi dono de vários bares e restaurantes no transcorrer desses 24 anos, tais como: Restaurante San Michele di Mondovi, Bar e Restaurante Fogão Caipira, Bar e Restaurante UpTown, Bikkini Barista e atualmente é sócio e chef de cozinha do novo Cervejaria do Neco – Boteco Gourmet.

Deixe uma resposta