Publicidade

Kousa Mahshi – uma delícia do Catar que nós amamos!

Durante muito tempo, a comida tradicional do Catar, por causa do deserto e seu clima árido, foi adaptada para a vida de nômades, que comiam  alimentos que pudessem transportar facilmente, como arroz e grãos secos (grão-de-bico, fava, lentilha, entre outros) ou a carne de ovelhas e camelos que viajavam com eles. Atualmente a cozinha do Catar reflete a influência de outros países, como Índia, Paquistão, Irã e Líbano. Um dos pratos bem típicos que selecionamos é o Kousa Mahshi (abobrinha recheada) que é feita com carne moída de cordeiro e arroz. Esse prato também é bem típico dos países árabes em geral, que por sua vez se espalhou pelos outros lugares do mundo. No Brasil já entrou no cardápio do dia a dia.

INGREDIENTES

250 g de carne moída (acem ou alcatra)

6 abobrinhas grandes

250 g de molho de tomate

água – o suficiente para cobrir as abobrinhas

1 cebola grande picada

3 dentes de alho picados

Sal – qb

Pimenta do reino ou tempero árabe se tiver – qb

Orégano – qb

MODO DE PREPARO

Para o recheio tempere a carne moída crua com o alho, a cebola, a pimenta do reino, sal e o orégano, misture tudo e reserve.

Pegue as abobrinhas, corte as pontas do lado mais fino e retire com cuidado o interior. Reserve este miolo para forrar a panela na hora de cozinhar as abobrinhas.

Recheie as abobrinhas com o recheio de carne. Pegue uma panela média, onde caiba as abobrinhas deitadas e faça uma cama com o miolo das abobrinhas.  Coloque as abobrinhas deitadas uma ao lado da outra e cubra com água e junte o molho de tomate.

Cozinhe em fogo médio por 15 minutos ou até o arroz e a carne ficarem cozidos e a abobrinha bem tenra.

Bom apetite!!

Chef Arnaldo Lafuente Jr
Formado em Gastronomia pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS;
Pós-Graduado em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS;
Atua na área de alimentos e bebidas desde 1994;
Sócio e consultor multi-disciplinar da empresa Bem Estar Consultoria Gastronômica desde 2005;
Sócio e chef de cozinha da Cervejaria do Neco – Boteco Gourmet;
Autor do livro BARES E RESTAURANTES, DESVENDANDO SEUS SEGREDOS;

Foi dono de vários bares e restaurantes no transcorrer desses 24 anos, tais como: Restaurante San Michele di Mondovi, Bar e Restaurante Fogão Caipira, Bar e Restaurante UpTown, Bikkini Barista e atualmente é sócio e chef de cozinha do novo Cervejaria do Neco – Boteco Gourmet.

Deixe uma resposta