Nunca a varanda foi tão valorizada como atualmente. A maioria dos novos empreendimentos imobiliários vem destacando esse ambiente que ganhou status de IMPRESCINDÍVEL ,mesmo que outros cômodos de grande importância tenham suas medidas “encolhidas” por conta dela!! De qualquer forma, a varanda é mesmo um desejo de quem mora em apartamento pois possibilita descansar, receber e apreciar a paisagem ao redor! É um espaço de lazer e gastronomia!

Sejam espaçosas ou compactas, as varandas podem e devem ser integradas ao restante da casa, devem também trazer a natureza para mais perto e para isso materiais como a madeira, fibras e muito verde devem estar presentes. Quando há espaço suficiente conseguimos criar um espaço gourmet para receber os amigos.  A varanda gourmet tem duas configurações distintas. A primeira é como espaço integrado à cozinha com todos os  equipamentos necessários para complementar o preparo das refeições, como bancada com cuba, forno, churrasqueira ou fogão. A segunda é como um lugar de convivência anexo à sala, que pode ou não ter equipamentos.

Neste “terraço grill” de “quase” 6m²  podemos perceber que mesmo num ambiente compacto é possível se criar total integração entre  funcionalidade e beleza. O espaço conta com pia, churrasqueira,  bancada de apoio e uma área para refeições numa atmosfera descontraída, moderna e leve. A iluminação cênica traz destaque ao canto de refeições e detalhes práticos e belos como um pequeno jardim vertical com ervas aromáticas e acessórios para churrasco todos à mão, completam o clima alegre e funcional do ambiente. 

Outras pequenas varandas….


Em varandas maiores já há mais flexibilidade no projeto,  com áreas distintas para descanso e contemplação, refeições,  mas sempre procurando trazer a natureza mais próxima através dos materiais e plantas utilizadas.







Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *