A estampa xadrez tem origem na cultura celta, sendo muito versátil pois combina com diversos estilos de decoração. A grande questão dessa estampa, é que existem vários tipos de estampa xadrez diferentes, cada uma com nome, dimensões e cores próprias e cabe conhecer melhor cada um deles para poder utilizá-los sem medo na ambientação de quartos adultos ou infantis. Para entender melhor conheça aqui alguns tipos de estampa xadrez que podemos aplicar em quartos:

Xadrez Tartan: o tipo mais conhecido. Ficou popular na Escócia e, com o tempo, passou a ser utilizado para diferenciar famílias nobres e até hoje algumas famílias tradicionais exibem seus Tartans como forma de resgatar essa cultura. É muito utlizado no vestuário e muito versátil para a decoração, sendo facilmente encontrado em diversos tipos de tecidos xadrez para casa.

Xadrez Vichy: é uma estampa formada por quadradinhos que, embora muito utilizada em toalhas de mesa na versão vermelho e branco, fica muito elegante em tons de branco e preto. Na moda, foi muito utilizado nos anos 20. Por ser discreta e monocromática, no quarto xadrez essa estampa pode estar presente em revestimentos.

Xadrez Príncipe Gales: trata-se de uma padronagem mais sóbria, também originária da Escócia, porém anos depois do Tartan. Tornou-se popular a partir do Duque de Windsor (então Príncipe de Gales), que emprestou seu nome à estampa. É um ideal para um quarto xadrez masculino por apresentar cores mais sóbrias e estampa discreta.

Vamos ver agora imagens de quartos cheios de personalidade com o xadrez invadindo paredes e enxovais:



Envie suas sugestões de temas para novas postagens para marcia@marciadebski.com.br ou acesse a aba “CONTATO” e deixe sua mensagem!! Até o próximo post!

Acesse e siga meu instagram @marciadebskidesigner e também meu blog www.viajandopelodesign.com onde você encontra mais de design e decoração.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *