Ergonomia - sua importância na elaboração dos ambientes - Marcia Debski Interiores

Marcia Debski Interiores - Designer de Interiores

(13) 99741-1429
Marcia Debski Interiores - Designer de Interiores

Dicas

Marcia Debski Ferreira - Designer de Interiores

Ergonomia – sua importância na elaboração dos ambientes

Você já ouviu falar em ERGONOMIA??

É uma ciência que estuda a relação do homem com seu ambiente de trabalho de modo a torná-lo compatível com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Porém devemos compreender que não estamos falando do escritório, consultório ou empresa apenas e sim todo e qualquer local em que as pessoas realizem suas atividades.

Hoje em dia cada vez mais vemos as pessoas interessadas em criar em suas casas um home office para essa finalidade, por isso é vital o conhecimento do aspecto ergonômico na elaboração desse ambiente.

A ergonomia aplicada na elaboração de um ambiente de trabalho evita as inúmeras lesões conhecidas como LER (lesões por esforços repetitivos) que acometem inúmeros profissionais em cujo trabalho há a exigência de movimentos repetitivos como também evita problemas de visão, audição, auxiliando ainda a promover bem-estar emocional aos usuários. Se considerarmos a quantidade de tempo que nossos filhos e nós mesmos permanecemos em nossos computadores digitando repetitivamente hoje em dia, veremos que todos estamos sujeitos a esses problemas.

Questões muito importantes devem ser consideradas para que esse espaço possa ser ao mesmo tempo estético e ergonômico.

Por exemplo, uma iluminação inadequada, tanto insuficiente quanto excessiva, pode reduzir e dificultar o desenvolvimento das atividades, assim como provocar perturbações visuais, fadiga visual, ofuscamento, dores de cabeça, variações no sistema nervoso, acidentes no trabalho e até mesmo variações na produtividade. O local deve ter um projeto luminotécnico específico para que se criem as condições de iluminação apropriadas a tarefa visual a ser realizada.

O excesso de ruído é também um fator que contribui para prejudicar um ambiente e suas causas mais comuns são vozes, toques de telefone, equipamentos de informática e sistemas de ar-condicionado sem isolamento, problemas esses que podem ser facilmente resolvidos com recursos corretos de tratamento acústico como forros e carpetes, entre outros.

O uso das cores também deve ser bem pensado, pois há tonalidades que excitam, outras que acalmam, alegram ou, ainda, entristecem. A escolha das cores deve estar adequada à função do espaço e às características da tarefa e do usuário que vivencia esse espaço.

Devemos também dar muita atenção ao mobiliário utilizado. Os móveis escolhidos com a finalidade de trabalho devem ser totalmente ergonômicos, desde a cadeira e a mesa até os equipamentos como monitores, teclados etc. Todos esses componentes em conjunto devem propiciar ao usuário alinhamento entre mãos e antebraço, apoio firme dos pés no chão, apoio e alinhamento da coluna, ombros relaxados e nivelamento da cabeça.

Por último a avaliação do layout também é vital para que haja espaço suficiente para circulação e acesso aos materiais complementares como documentos, impressoras, aparelhos de fax e telefone sem que isso exija grande esforço ou deslocamento do usuário de maneira imprópria.

Como pudemos ver há várias soluções que podem ser tomadas para promover um ambiente ergonômico. Ao avaliar seu local, lembre-se de contar com a ajuda do Designer de Interiores para aliar a beleza (que sempre faz bem aos olhos e ao coração) ao resultado final necessário.

Contato





    Endereço

    Av. Senador Feijó, 312 - Vila Matias, Santos - SP, 11015-502

    Telefone

    (13) 99741-1429

    Email

    contato@marciadebski.com.br