Uso das cores na decoração
Certas pessoas preferem a neutralidade em seus ambientes e optam por tons como o branco, os tons de cinza, os tons de bege, preto. Eles trazem muita elegância a qualquer projeto, são versáteis e atemporais e trazem tranquilidade e equilíbrio aos espaços. Trazem também uma gama enorme de combinações e nuances que podem ser trabalhadas entre si. Os neutros aceitam ainda muito bem, qualquer interferência de cores em acessórios e outros acabamentos, inclusive no desenvolvimento de uma paleta de tons para um projeto, sugiro sempre que ele seja neutro na sua base e assim se explore o colorido em peças pontuais e em vários outros acessórios.
As cores, porém, trazem vida, alegria, astral, traduzem emoções e estados de espírito! Mas quem gosta de cor deve ter em mente por exemplo, que o uso de cores fortes ou escuras demais tende a reduzir o ambiente enquanto cores claras e suaves ajudam a dar a sensação de amplitude. O uso de cores é também um recurso muito interessante para trazer características aos ambientes como por exemplo tons que evocam um ar predominantemente masculino como o cinza ou feminino como o rosa e o bordô. Deve-se considerar ainda antes de definir qual cor usar nos ambientes, alguns outros aspectos como luminosidade, função do ambiente, personalidade dos usuários entre outras questões. E saber que é possível misturar tons e criar conceitos diferenciados para os espaços só com o uso das cores.
Se você gosta de cores, está diante de um universo infinito de possibilidades. Com um estudo aprofundado de seus gostos, interesses e necessidades poderemos te ajudar a fazer com que as cores invadam sua casa e façam com que você sinta toda a energia e a alegria que elas emanam!